Proposta é que o aluno possa experimentar, desenvolver suas habilidades e socializar
A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) consiste em um documento que apresenta as aprendizagens fundamentais que devem ser trabalhadas com os estudantes durante a Educação Básica. Em outras palavras, é uma referência que as instituições de ensino devem seguir para oferecer um ensino de alta qualidade.
Por isso, ela define aprendizagens essenciais a serem promovidas, deixando o diálogo com autores, perspectivas teóricas e metodológicas a cargo dos currículos e dos projetos pedagógicos, que devem ser adequados à realidade de cada sistema ou rede de ensino e a cada instituição escolar, considerando o contexto e as características de suas crianças.
Sabemos que a Educação Infantil marca o começo do processo educacional e, muitas vezes, é o primeiro contato da criança com o coletivo. Seu processo pedagógico nessa etapa acontece basicamente por meio de interações e brincadeiras nas quais a criança aprende e se desenvolve.
Pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essas atividades dentro da escola devem oportunizar “a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções”, além da aprendizagem de “conteúdos” propriamente dita.
A BNCC propõe um ensino em que a criança vai à escola para:
- Questionar;
- Levantar hipóteses;
- Concluir;
- Fazer julgamentos;
- Assimilar valores;
- Observar;
- Experimentar
Na Escola Cristã Jundiaí, os educadores estão sempre prontos para trabalhar essas questões em sala de aula por meio da prática pedagógica, ajudando os estudantes a obterem as habilidades e competências necessárias.