Arte e brincadeira
Em um mundo cheio de tecnologia e consumismo, as aulas de arte do 2º ano trouxeram aos alunos a possibilidade de conhecer as brincadeiras tradicionais dos antepassados e construir brinquedos a partir de materiais que seriam descartados. Fazendo, com isso, uma reflexão sobre a simplicidade que a arte pode ter e valorizando artistas que usam materiais simples para produzi-las.
Após conhecer vários artistas criando arte a partir de diversos tipos de materiais e desconstruindo a ideia de que para fazer arte precisamos de materiais caros, foi a hora de “pôr a mão na massa”.
Os alunos criaram um brinquedo, o bilboquê. Para essa produção usamos garrafa pet, rascunhos de papel sulfite, fita colorida, fita crepe, tinta guache, cola plástica e barbante; materiais que geralmente encontramos com muita facilidade. Dessa forma, nessa aula conseguimos experimentar, explorar e descobrir possibilidades de brincadeiras feitas com recursos do nosso cotidiano.
Após a produção do brinquedo, foi memorável a felicidade das crianças brincando com o objeto construído por eles, o que nos faz refletir que aquilo que é feito pelas nossas mãos tem muito valor.
Profª Talita