As crianças pequenas estão em constante desenvolvimento e faz parte desse processo conhecer seus sentimentos e as diferentes maneiras de expressá-los. Na faixa etária do grupo do Maternal 1 é muito comum utilizarem a linguagem corporal de, às vezes, bater ao se chatear ou se irritar com um colega ou com alguma situação.
Pensando em auxiliar as crianças a reconhecerem seus sentimentos, nomeá-los e incentivar outras maneiras de se expressar, foi incorporado na rotina um momento nomeado de “Como eu me sinto quando…”
As crianças sentam-se em roda e seguram as plaquinhas desenhadas com expressões faciais de tristeza, choro, alegria, susto e braveza. Para isso, houve momentos de conversa com as crianças, de contação de histórias e de ilustração de situações do cotidiano, para demonstrar as diferentes formas de sentimentos diante das situações e como devem respeitar uns aos outros.
As próprias crianças foram identificando e nomeando as plaquinhas e, para cada situação, escolhiam uma e, com uma conversa adequada para a idade, mostrou-se como é importante falar sobre o que sentem e que é importante respeitar os sentimentos dos amigos!
Seguem alguns registros desses momentos com as crianças.